- fotografia documental

editorial



Imagens que contam histórias! Uma definição telegráfica da Fotografia Editorial.

O objectivo passa por um olhar atento e comprometido na tarefa de exibir um produto, um assunto, uma pessoa, um estudo, uma notícia, etc…
ou seja, algo a valorizar e destacar, com uma visão racional ou poética, estimulando quem vê, na direção pré-estabelecida pelo profissional fotógrafo ou equipa editorial.

O fotojornalismo e a publicidade são exemplos de áreas que utilizam a fotografia editorial como ferramenta de atração publicitária, comercial, cultural e mediática, que nos leva a seguir um produto, um artesanato, uma ou mais pessoas, um desporto, uma tradição, um documentário, uma identidade, a etnografia de determinado grupo, a tradição de uma região ou de um povo…

Este enfoque fotográfico é complexo, requer esforço e empenho do fotógrafo, num espírito artístico e livre, para poder criar a imagem de referência aquilo que deseja destacar. As técnicas usadas são diversas e por vezes o tempo é escasso para um ensaio meditado, citando por exemplo, as revistas e os jornais.

O fotógrafo mesmo sendo um profissional experiente, mas para uma melhor opção, precisa por vezes, se aconselhar com a equipa que gere o trabalho. Temas surpresas, enfoque num acessório, a transmissão de emoções, o ambiente, entre tantos argumentos, são importantes na tomada de decisão.