- fotografia documental

património



Estamos no século XXI. A globalização é uma realidade. A vida em sociedade e a história dos diferentes povos do mundo, por mais pequenos que sejam, fazem parte do ciclo natural da vida, com semelhança às fases da lua! O registo para memória futura das gerações, das formas mais variadas, estão presente desde que o homem existe, não só no património edificado; nos monumentos; na geografia dos terrenos; na urbanização; na migração; na miscigenação de etnias; na modificação da fauna e da flora; nas mudanças climáticas … Esta memória, necessária a diferentes estudos, também permite entender a nós próprios e o nosso pequeno universo.

Uma ferramenta útil e fundamental no registo do mundo histórico é a Fotografia Documental do Património. Um conceito que reflecte técnicas também usadas na fotografia comercial, na fotografia industrial e na fotografia editorial. Os monumentos históricos são abordados tendo em conta o uso da iluminação natural e complementar, como base de comunicação.

A salvaguarda dos bens patrimoniais das múltiplas sociedades espalhadas pelo mundo nas diferentes épocas, os seus símbolos, culturas e memórias é uma obrigação de todos, pois permite às gerações futuras compreenderem o seu passado, a sua identidade, as suas raízes, seja do ponto de vista material, moral e ético.

Fotografar e documentar este Património é um dever cívico, com valor e responsabilidade valiosos!